A importância do jornalismo na sociedade

É incontestável que o jornalismo presta um serviço de utilidade pública que beneficia toda a sociedade. Porém o jornalismo vai muito além, a ponto de transformar a vida das pessoas. Quanto mais informação você tiver, maior serão suas possibilidades de evoluir, crescer e prosperar, e nesse aspecto, o jornalismo vem de encontro a essas expectativas.

Os exemplos podem ser citados aos milhares, como: a oportunidade que você só conseguiu aproveitar porque viu uma matéria publicada; o prazo final de uma  promoção ou de uma dívida que não poderia perder a data; a informação que esclarece como funciona algo que você não tinha ideia de como era; da economia nacional e internacional que em tempos de globalização mudam nossos rumos sem nos questionar; das leis que se modificam e inovam a toda hora, e que temos que conhecê-las, para poder respeitá-las; da previsão do tempo que te preparou para uma tempestade ou previu uma semana linda de sol para você curtir aquela praia, e de uma infinidade de outros assuntos que chegam ao seu conhecimento através do jornalismo.

Todos somos parte integrante de uma sociedade que constantemente busca se qualificar, aprimorar e engrandecer o seu próprio desenvolvimento enquanto cidadãos ativos e participativos. O jornalismo, bem como todo o contexto a que o mesmo está inserido, torna-se uma ferramenta de grande valia nesse processo, pois possibilita inovações sem fim. E é nessa linha de conhecimento, que criador e criatura se juntam na mais perfeita interação de ideias. É na troca e busca de informação que se dá o crescimento individual de cada ser, surgindo indivíduos que contribuem cada vez mais para a formação de uma sociedade igualitária, digna e que se dispõe a lutar por seus ideais.

Não o bastante, o jornalismo faz as pessoas pensarem, raciocinar e formar opinião própria, fato que eleva muito a qualidade de tudo que é produzido, dito ou vendido, pois os leigos e ignorantes são uma parcela cada vez menor na sociedade atual. E por isso, a informação constante é fundamental na vida de cada um de nós, pois nos deixa munidos de argumentos e de conhecimento suficiente para cobrarmos nossos direitos e sabermos quais são nossas obrigações.

A Folha do Mate é um dos veículos que faz sua parte, para que você, leitor, possa agregar cada vez mais informações e conhecimento em sua vida, a fim de construir um futuro melhor prá si mesmo e ainda colaborar para o bem comum do seu bairro, da sua cidade e do seu país.

Claudio Froemming

Claudiof1@ibest.com.br

Deixe um comentário